Renato mal deixou o Grêmio e já é disputado por 3 clubes
Renato Portaluppi encerrou sua quarta passagem como treinador do Grêmio, oficializada na tarde de segunda-feira (09). Após assumir a equipe em 2022, substituindo Roger Machado durante a Série B, Renato conduziu o Tricolor à elite do futebol brasileiro e, em 2023, alcançou o vice-campeonato nacional com uma campanha marcada pelo protagonismo de Luis Suárez.
No entanto, a temporada de 2024 foi muito diferente, com desafios dentro e fora de campo que culminaram na sua saída. A expectativa gremista para 2024 girava em torno da tão aguardada participação na Libertadores, competição que o clube não disputava desde 2018.
Contudo, o início do ano foi marcado por uma grave crise no Rio Grande do Sul, com enchentes e tragédias que impactaram a rotina do clube e da torcida. O Grêmio ficou sem atuar na sua Arena por meses, só retornando com capacidade total de público em setembro, já na reta final do Brasileirão.
Renato é obervado por três clubes no Brasil
Apesar do apoio da torcida, o trabalho de Renato foi amplamente questionado devido às eliminações precoces nas quartas de final da Libertadores, diante do Fluminense, e da Copa do Brasil, contra o Corinthians.
Além disso, o Tricolor lutou para escapar do rebaixamento no Brasileirão, assegurando a permanência apenas na penúltima rodada. O clube agora inicia sua busca por um novo técnico para a próxima temporada.
A saída de Renato desperta interesse de outros clubes que também buscam novos treinadores. O Atlético-MG, vice-campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, demitiu Gabriel Milito após um fim de temporada tumultuado.
No Vasco, o comando interino de Felipe ao término do Brasileirão não deve continuar, especialmente com as negociações para aquisição de uma nova SAF. Já o Santos, recém-promovido à Série A, procura um nome de peso após a saída de Fábio Carille, mesmo com o título da Série B.